Um beco sem saída

Sábado, 15 de Abril de 1978


Hoje dei por mim a pensar em coisas que talvez não tenham grande importância e, no entanto, ficaram a ocupar-me a cabeça.

Uma pasta de papel, por exemplo.

É uma coisa mole, suja, sem qualquer importância. Passa por nós sem que reparemos nela. Pode estar no chão, abandonada num canto, e ninguém se detém para a olhar. É apenas mais uma coisa entre tantas outras.

Talvez seja assim também a vida de muita gente.

Passamos uns pelos outros sem nos vermos. Há pessoas que gritam e ninguém as ouve. Há outras que sofrem à nossa frente e conseguimos continuar o nosso caminho como se nada estivesse a acontecer. Uma multidão pode fazer um ruído enorme e, mesmo assim, cada pessoa permanecer sozinha dentro do seu próprio ruído.

Fiquei a pensar nisso.

Somos tantos, corremos todos para algum lado, atropelamo-nos, levantamos a voz, defendemos aquilo que julgamos ser nosso e, no fim, talvez ninguém saiba muito bem para onde vai.

É uma espécie de confusão organizada.

E talvez seja isso que mais me incomoda. Não o barulho, nem sequer a violência das pessoas umas contra as outras, mas a facilidade com que tudo se torna normal.

Há dias em que sinto que estou dentro dessa multidão e outros em que me vejo de fora, a observá-la. Não sei qual das duas posições é pior.

Depois pensei num beco escuro.

Um beco sem saída pode ser, por vezes, o único caminho que encontramos. Entramos porque não vemos outro e continuamos a avançar, mesmo sem sabermos onde termina. Só percebemos que não há saída quando já estamos demasiado fundo.

Talvez a vida também seja assim.

Há caminhos que escolhemos porque parecem ser os únicos possíveis. Depois descobrimos que nos conduziram para um lugar onde já não sabemos como voltar atrás.

E então resta olhar para a frente.

Mas o que existe à frente pode ser ainda mais assustador.

Imaginei esse fundo escuro como um enorme buraco, uma profundidade que parece abrir-se debaixo dos nossos pés. E, acima de tudo, o Atlas a sustentar o mundo, como se até aquilo que parece firme pudesse um dia deixar de o ser.

Somos tão pequenos.

Talvez seja essa a verdade que às vezes me assusta mais. Pensamos que somos importantes, que controlamos a nossa vida, que sabemos para onde vamos, mas basta olhar um pouco mais longe para perceber que somos apenas uma pequena parte de qualquer coisa muito maior.

Hoje senti-me assim.

Pequeno no meio de uma multidão.

Perdido num caminho que não sei onde acaba.

E, por momentos, com a sensação de estar diante de um beco sem saída.


Navegação — Diário

Comentários